NOTÍCIA
•
ESPORTES
25/07/2024
Brasil estreia com vitória
A estreia da Seleção Brasileira Feminina de Futebol nos Jogos Olímpicos de Paris, que ocorreu nesta quinta-feira (25), concretizou a expectativa pela primeira medalha de ouro na história da equipe, em um momento de renovação e despedida de alguns de seus quadros históricos.
Desde o início oficial da Seleção Brasileira Feminina, em 1986, a equipe conquistou duas pratas olímpicas, nas competições de Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008. Já nos Jogos Pan-Americanos, duas medalhas de ouro foram conquistadas, no Rio em 2007 e em Toronto, em 2015. Os quatro títulos em onze anos marcaram a era de ouro da equipe canarinha, representada por Marta, Formiga e Cristiane. No entanto, Formiga encerrou sua carreira profissional em 2022, aos 44 anos de idade. Já Marta e Cristiane, apesar de expressarem interesse em estar na equipe nos Jogos de Paris, não são uma certeza para a Copa do Mundo de 2027, que ocorrerá no Brasil. Ambas anunciaram o desejo de aposentadoria antes mesmo do torneio mundial. Das três, apenas Marta está presente com a equipe. A camisa 10 disputa pela sexta vez os Jogos Olímpicos.
Contudo, no meio de uma seleção renovada, com o técnico Artur Elias, a seleção demonstrou um bom futebol ao vencer a Nigéria por 1x0 em Bordeaux, na França. Com um futebol ofensivo e cheio de criatividade, o Brasil marcou seu belo gol aos 36 minutos do 1° tempo, com a atacante Gabi Nunes. A verdade é que o placar magro engana, já que a seleção continuou com sua consistência ofensiva no 2° tempo, mas de uma maneira mais equilibrada, não sofrendo grandes sustos e criando boas oportunidades.
Em uma fase de grupos com apenas 3 jogos, cada ponto é importante, principalmente com uma vitória. Apesar de sofrer no início, o Brasil demonstrou bom poder de reação, mas precisa aprender a matar os jogos nas boas chances que criou. Fica a esperança de evolução para as próximas partidas.
O Brasil está no Grupo C, e na primeira fase vai enfrentar também Japão, dia 28, no Parque dos Príncipes, em Paris, e Espanha, dia 31, novamente no Estádio de Bordeaux. Que venha nosso primeiro ouro olímpico! 🥇🇧🇷
Escrito por
Felipe Acioli
felipeacioli@revistatimez.com
@felipeacioli_