NOTÍCIA
•
ESPORTES
29/10/2024
Perda da Bola de Ouro se torna mais um capítulo importante para Vini Jr. na luta contra o racismo no futebol.
Redes sociais estouraram em revolta do público, de jornalistas e de especialistas após rumor de que o brasileiro não iria levar o prêmio de ‘melhor jogador do mundo’ para casa
Foto: Reprodução
Nesta segunda-feira (28), um assunto agitou as redes sociais. O nome de Vinicius Júnior, jogador do Real Madrid e da Seleção Brasileira, caiu na boca do povo após Fabrizio Romano, jornalista italiano, cravar que ele não levaria a Bola de Ouro para casa e que o vencedor do troféu seria Rodri, volante do Manchester City.
A Bola de Ouro é a principal premiação do futebol mundial. Com categorias como as de ‘Melhor Goleiro’, ‘Melhor Time de Futebol Feminino’ e ‘Melhor Técnico do ’, todos esperam a hora do anúncio do vencedor da categoria de ‘Melhor Jogador do Mundo’. Essa expectativa é construída muito antes da noite principal, quando a premiação lança a lista dos 30 melhores jogadores, que é construída a partir das opiniões da revista France Football e do jornal L’Équipe. A partir dessa lista, jornalistas de 100 países do mundo – os 100 primeiros colocados no ranking da FIFA – votam para eleger o vencedor do prêmio.
Foto: Reprodução/X
Este ano, o nome de Vini Jr. chamou a atenção do Brasil e do mundo. Único representante do país na lista, o craque impressionou os amantes do futebol na temporada 2023/2024 ao marcar 26 gols e dar 11 assistências em 49 partidas. As estatísticas e o poder de decisão do atacante o colocaram com status de favorito ao prêmio , tanto que na votação popular feita pelo jornal L’Équipe – parceiro da premiação – o brasileiro ganhou com 41,2% dos votos – o segundo, Rodri, ficou com apenas 13,5%.
Por isso, quando Romano divulgou a notícia, boa parte das pessoas ficaram em choque. A situação piorou após os rumores de que toda a equipe do Real Madrid havia cancelado sua presença na cerimônia em Paris, que até então estava confirmada – afinal, além de Vinicius, Jude Bellingham, Carlo Ancelotti e o próprio time espanhol estavam concorrendo às categorias de ‘Melhor Jogador’, ‘Melhor Técnico’ e ‘Clube do Ano’, respectivamente . O rumor da ausência do brasileiro foi confirmada pelo staff dele e logo a ausência da equipe inteira foi confirmada à AFP – uma agência de notícias francesa.
“Se os critérios do prêmio não proclamam Vinicius como vencedor, esses mesmos critérios deveriam proclamar Carvajal como vencedor. Como isso não ocorreu, é óbvio que o Ballon d’Or-UEFA não respeita o Real Madrid. E o Real Madrid não vai aonde não é respeitado”, disse em comunicado.
A mensagem do clube espanhol resume bem o sentimento do público e da mídia, que estão indignados com o resultado da premiação; o grande problema não é apenas a derrota de Vinicius, mas também o critério da votação que está sendo utilizado para justificar a premiação. Alguns dizem ser a falta de fair play do brasileiro, outros alegam que é a falta de títulos pela seleção, porém nenhum desses critérios seria válido para eleger Rodri como melhor jogador do mundo.
Apesar dos 12 gols e das 14 assistências nos 63 jogos em que atuou, a falta de fair play não cai muito longe de Rodrigo Hernández. Atualmente jogador do Manchester City e da Seleção Espanhola, Rodri esteve envolvido em casos de racismo cometido por jogadores da seleção espanhola após serem campeões da Eurocopa. O premiado como ‘Melhor Jogador do Mundo’ liderou um coro de milhares de torcedores espanhois junto com Morata – outro jogador espanhol – que dizia “Gibraltar é espanhol”, um território que hoje pertence à Grã-Bretanha. A Federação de Gibraltar fez reclamações à UEFA, entidade que organiza a Eurocopa, e os dois jogadores foram suspensos da estreia da seleção no campeonato da Liga das Nações.
Enquanto isso, Vinicius Júnior vem sendo pilar do combate ao racismo durante toda a sua jornada no Real Madrid. Além do ativismo, ele não deixou a atuação nos campos de lado e conseguiu sair com 3 títulos na última temporada: Champions League, La Liga e Supercopa da Espanha – nenhuma pela Seleção Brasileira, que vem sendo a maior crítica direcionada ao carioca. Enquanto isso, Rodri terminou a temporada com quatro títulos: Premier League, SuperCopa da UEFA, Mundial de Clubes da FIFA e Eurocopa. O que desempatou os dois foi justamente o título de Rodri pela seleção e, por isso, o Real Madrid trouxe o questionamento: Por que Carvajal não ganhou?
Daniel Carvajal é lateral direito do clube da capital da Espanha e da seleção espanhola. Apesar da quantidade quase nula de gols - foram sete, em 56 partidas -, sendo um jogador da defesa, o espanhol foi um dos jogadores mais importantes para as suas 4 conquistas da temporada: Supercopa da Espanha, La Liga, Champions League e Eurocopa.
A verdade é que os três jogadores dentro de campo são fenomenais, a diferença é em quem foi o melhor na sua posição e se eles foram ou não pilares para os títulos que ganharam. Dos 26 gols marcados por Vini Jr., 21 foram marcados com a camisa do Real Madrid, sendo muitos deles em fases e partidas classificatórias. O brasileiro também esteve nas seleções da temporada 23/24 da Champions League e da La Liga, enquanto que Rodri não esteve presente na do torneio continental e nem na da Premier League.
No fim, qualquer um que assistiu pelo menos um jogo em que o brasileiro atuou conseguiu ver que ele fazia mágica com a bola, conseguindo ir de uma ponta do campo a outra driblando adversários e fazendo lindos gols. Apesar do Ballon D’Or não reconhecer, o público reconhece o talento e o diferencial do jogador brasileiro muito antes dele ser considerado o melhor jogador do mundo na votação popular. No final do dia, Vinicius deixou um comunicado no X: “Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados.” e, durante toda essa jornada, os milhões de torcedores estarão ao lado dele.
Escrito por
Laura Santos
laurasantos@revistatimez.com
@laurahlsantos